sexta-feira, 18 de março de 2011

Sequência Didática de Matemática

Problemas com cálculo de tempo

1ª etapa
Oriente os estudantes a estabelecer relações entre horas e minutos. Quantos minutos tem uma hora? É imprescindível levá-las a compreender que não é possível somar horas a minutos, muito menos subtrair: é preciso fazer conversões.
2ª etapa
Proponha que cada estudante marque numa folha o horário que irá para a cama naquele dia e que acordará na manhã seguinte. Deve ser feito o mesmo com o início e o término do café da manhã e com o horário em que sai de casa e em que chega à escola.
3ª etapa
É hora de calcular a duração da rotina. Na mesma folha que anotou os horários, cada estudante deve determinar quanto tempo dormiu, levou para tomar café da manhã e gastou no trajeto de casa à escola.
4ª etapa
Reúna os alunos em duplas para que conversem sobre suas resoluções e refaçam os cálculos se houver necessidade.
5ª etapa
Proponha que os alunos, individualmente, calculem a questão da história em quadrinhos abaixo.  Observe quais as estratégias cada um usa. 

6ª etapa
Recolha o material e analise as estratégias. Eleja as dificuldades mais comuns e coloque-as em discussão no quadro. Retome equívocos apresentado pelos alunos. Os alunos precisam explicar por que chegou àquele resultado.
No fim, sistematize as informações levantadas pela turma, organizando um cartaz para ficar exposto na sala e  consultado sempre que for preciso.
Avaliação
Proponha uma série de questões que envolvam o cálculo de tempo. Atente para a importância de variar a incógnita (como nos exemplos abaixo). Os alunos têm de colocar em cena os saberes destacados no cartaz. Com aquelas que não chegarem aos resultados corretos, retome as relações entre horas e minutos. 


 (in: http://pt.scribd.com/doc/24342712/Modelo-de-Sequencia-Didatica / http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/problemas-calculo-tempo-511235.shtml?page=2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 ATPC Benedita Arruda. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemesfree