quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ALGUMAS LEMBRANÇAS DE ESCOLA

Vocês lembram quando estavam no ginásio nos anos 70/80 ? Quantas lembranças, quantas coisas que hoje nem existem mais ! Ok, talvez na época você detestava ir a escola, mas quem sabe agora você não tem saudade:
De vestir aquele uniforme com calça de tergal azul marinho e camisa branca com o emblema da escola ou aqueles agasalhos com listras na lateral...
De chegar na escola e ter de mostrar a carteirinha para entrar. Nessa mesma carteirinha (ou caderneta) tinha um lugar onde ficavam suas notas (A B C D E) e um espaço para os pais assinarem a cada bimestre ;
De ter de cantar o hino Nacional em fila antes de entrar na sala ou em alguma ocasião especial;
De ensaiar nas aulas de educação física para fazer marcha com a galera da classe no dia 7 de setembro;
E que tal a Hora do Recreio onde você pegava a sua lancheira (tipo esta aí ao lado do ano 1982) que vinha com uma garrafinha plástica.
Tudo bem que o suco ficava quente e com gosto de plástico, o pão murcho e a maçã fofa....
Ou talvez você tinha um dinheirinho e ia direto para a cantina comprar um copo de refrigerante e um salgadinho e todos os seus colegas vinham pedir um "teko" ou um gole e você...acabava quase sem nada!
Na sala de aula você usava uma caneta Replay que tinha tinta que podia ser apagada (já vinha até com uma borrachinha) ou talvez você tinha uma caneta Kilométrica ou uma Bic ponta fina ou será que você preferia a lapiseira 0,5mm da Pentell ?
Aliás antes dessa lapiseira tinha uma outra que usava um grafite grosso e a ponta de metal também servia de apontador ! Era a Compactor Técnico (primeiro saiu a laranja e mais tarde a vermelha, azul, etc). O pessoal vivia quebrando lápis no meio para tirar o grafite e usar na lapiseira...
E as canetinhas Sylvapen ? Qual conjunto você tinha ?
Naquela época os trabalhos mais bonitos eram datilografados naquelas maquininhas de escrever, mas se você não tinha máquina o jeito era apelar para o bom e velho papel almaço !
Vocês chegaram a usar goma arábica como cola para trabalhos escolares ?
E quando não tinha a gente inventava de fazer uma mistura de farinha e água pra quebrar o galho !
Enquanto os meninos faziam aviõezinhos de papel ou sopravam pedacinhos de jujuba com canudos, as meninas ficavam o tempo inteiro trocando bilhetinhos !
Você lembra do Desenhocop ? Era um caderno com figuras para fazer trabalhos escolares, você escolhia a figura e rabiscava em cima com lápis até decalcar na folha do trabalho !
Eu me lembro de um estojo de madeira da Faber Castel que era pesado e vinha com duas canetas( uma vermelha e uma azul), doze lápis de cor, uma régua, um compasso, outra régua cheia de furinhos para você poder fazer círculos de vários tamanhos, borracha, etc
Também existiam aqueles estojos com botões onde cada botão apertado abria um compartimento diferente.
Alias você lembra desta borracha de duas cores ? O lado rosa era para apagar lápis e o azul para apagar caneta... Nunca apagava a caneta direito então sempre tinha alguém que lambia a parte azul para poder apagar e acabava furando a folha do caderno...
Que tipo de mala você levava pra escola ?
Aquela mochila Tiger ?
A mala bauzinho da Primícia com fivelas de Olho de Gato (1977) ?
As mochilas da Risca, que tinham vários compartimentos, um lugar para colocar o dinheiro, um estojo embutido e vinha com um chaveirinho de borracha ?
Você se lembra????
(Site: http://www.memorychips.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 ATPC Benedita Arruda. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemesfree