segunda-feira, 11 de abril de 2011

Deficiência Intelectual

São considerados Deficientes Intelectuais ou Mentais crianças que apresentem funcionamento inferior a média em duas ou mais áreas das competências adaptativas abaixo:
žComunicação:
Competências que incluem a capacidade de compreender e transmitir informação através de comportamentos simbólicos (por ex.: palavra falada, palavra escrita, símbolos gráficos, língua gestual) ou comportamentos não simbólicos (por ex.: expressão facial, movimentos do corpo, gestos). Exemplos concretos incluem a capacidade de compreender ou de receber um conselho, uma emoção, uma felicitação, um comentário, um protesto, uma recusa, etc. Competências comunicativas de nível mais elevado (por ex.: escrever uma carta) dependem de competências acadêmicas funcionais.
 
žCuidado Pessoal:
Competências presentes na higiene, alimentação, vestuário e aparência física.
 
žVida familiar:
Competências relacionadas com o funcionamento de uma casa, tais como cuidar da roupa, preparação de refeições, limpeza da casa, planificação e elaboração de listas de compras, segurança no lar, planificação do dia; competências associadas incluem a orientação e o comportamento em casa e na vizinhança, comunicação de preferências e necessidades, interação social e aplicação de competências acadêmicas funcionais em casa.
 
žCompetências sociais:
Relacionadas com intercâmbios sociais com outros indivíduos, incluindo iniciar, manter e terminar uma interação com outros; receber e responder a pistas comportamentais pertinentes; reconhecer sentimentos, proporcionar feedback positivo e negativo; regular o seu próprio comportamento, ter consciência da existência de pares e aceitá-los; ajudar os outros; calibrar a quantidade e o tipo de interações com os outros; fazer e manter amizades; partilhar; compreender o significado da honestidade e do belo; controlar os impulsos; adequar o comportamento às normas e leis; mostrar um comportamento sócio- sexual adequado.
 
žUtilizações de serviços da comunidade:
Competências relacionadas com uma adequada utilização dos recursos da comunidade, incluindo o transporte; compras em lojas, e supermercados; utilização de outros serviços da comunidade (bombas de gasolina, lojas de reparações, consultórios médicos ou centros de saúde); participação nas atividades religiosas (se for essa a opção dos pais); utilização do transporte público, de escolas, de bibliotecas, de parques e áreas de recreação; frequentar teatros e outros lugares e acontecimentos culturais. Outras competências relacionadas incluem o comportamento na comunidade, comunicação de preferências e necessidades, interação social e aplicação de competências acadêmicas funcionais
 
žAutonomia:
competências relacionadas com a realização de escolhas, mas também com a determinação para cumprir um horário, iniciar atividades de acordo com o lugar onde se encontra; completar as tarefas necessárias ou requeridas; pedir ajuda, quando necessário; resolver problemas em situações habituais, familiares, e em situações pouco claras, demonstrar assertividade adequada e capacidade de autodefesa.
 
žHabilidades Acadêmicas:
competências cognitivas e competências relacionadas com as aprendizagens escolares com aplicação direta na vida do dia-a-dia (escrever, ler, utilizar de um modo prático os conceitos matemáticos básicos, conceitos básicos das ciências e de tudo o que se relaciona com o ambiente físico, a saúde e a sexualidade; geografia e estudos sociais). É importante salientar que esta área não se centra nos resultados acadêmicos correspondentes a um determinado nível de ensino, mas na aquisição de capacidades acadêmicas funcionais necessárias para a promoção de uma vida com autonomia.
 
žTrabalho:
Competências relacionadas com o emprego a tempo inteiro ou parcial na comunidade, em termos de competências laborais específicas, comportamento social apropriado e competências relacionadas com o trabalho (conhecimento de horários, utilização do dinheiro, concluir as tarefas...)
 
žSaúde e Segurança:
Competências relacionadas com a manutenção da saúde: alimentar-se, identificar sintomas de doença, prevenção de acidentes; primeiros socorros; sexualidade; segurança básica geral(usar o cinto de segurança, atravessar as ruas, pedir ajuda...). Outras competências associadas incluem proteger-se de comportamentos criminosos, ter um comportamento adequado na comunidade, comunicar preferências e necessidades e aplicar competências acadêmicas funcionais.
 
žLazer:
Refere-se ao desenvolvimento de interesses variados de tempo livre que reflitam as preferências e escolhas pessoais e, se a atividade se realizar em público, as normas próprias para a sua idade e de acordo com a comunidade. As competências incluem escolhas e interesses de iniciativa própria, utilização e benefício das possibilidades de tempo livre em casa, na comunidade e de participação em atividades recreativas; brincar com os outros, respeitar a sua vez, iniciar e terminar atividades de tempo livre ou recreativas, aumentar o repertório de interesses, conhecimentos e competências 

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