sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prova de Mérito

JORNAL AGORA – 13/04/2011
FUNCIONALISMO, por Cristiane Gercina
Prova de Professor deve ser em julho
A Secretaria de Estado da Educação divulgou que os professores da rede estadual devem fazer a prova do Programa de Valorização pelo Mérito em julho. O dia ainda será definido pela Secretaria de Estado da Educação. Com o sistema, o Estado dá reajuste aos professores mais bem avaliados.
Para receber o reajuste, os professores da rede estadual terão de tirar, ao menos, nota seis – em uma escala que vai até dez.
A participação é restrita aos profissionais que estão há, pelo menos, quatro anos – ou 1.460 dias – na função. Também é exigido que o professor esteja dando aulas em uma mesma escola há 1.168 dias, no mínimo.
O servidor precisa ter atingido, nos últimos quatro anos de atuação na rede pública, 2.304 pontos na tabela de frequência.
Um professor que não teve faltas em um mês, por exemplo, ganha 60 pontos na tabela. Quem faltou 31 dias não ganha pontos.
Foram criados cinco faixas para cada uma das categorias – professor, diretor e supervisor – para definir o reajuste dos profissionais.
A promoção da faixa 1 para a faixa 2 equivale a um aumento de 25% da remuneração inicial. Quem passar para a faixa 3 terá aumento de 50%. Na faixa 4, o reajuste será de 75% e, na última faixa, o servidor ganhará 100% de aumento.
www.agora.com.br

Deficiência Auditiva

Habilidades Auditivas:
  • Detecção
  • Discriminação
  • Reconhecimento
  • Compreensão
Deficiente Auditivo:
Lesão na parte interna
Não tem cura!!

Diferenças:
Surdo: perda de audição grave
Parcialmente surdo: consegue ouvir e comunicar-se

AUDIÇÃO
DB
Normal
Até 20 db
Leve
Até 40 db
Moderada
Até 70 db
Severa
Até 90 db
Profunda
Acima de 90 db

Auxílios:
Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI)

Implante coclear

Na sala de aula:
Possuí um ritmo de aprendizagem mais lento à não significa que ele não possa aprender normalmente. Não rotule!
Precisa de maior atenção (jamais pena!)
Precisa de chances para demonstrar o que aprendeu.

Professor:
Colocar o aluno sentado na frente e longe da parede
Falar olhando para frente, voz animada e com entonação
Trocar palavras para o aluno entender o que está sendo pedido (pouco vocabulário)
Ouvinte: média de 33.000 palavras
 Libras: 1.500 palavras
Chamar a atenção do aluno
Nomear tudo (falar o trivial)
Trabalhar com modelos (memorização)
Para saber mais: 
Alfabeto em libras:

Inteligência Verbal


Traduza a frase abaixo escrita em glossalalia:

Weinsht guek eine ei! Ptionsiu dfetkj, atin et tetp slier ae ads eioj aseint.”Laeltij, iaeltij, iaelti”, giaj Skolaie. “Lawei di leti?”

Pauta HTPC - 14/04/11

  1. Projeto de Inteligências Múltiplas
  2. Deficiência Auditiva:      
          1. Glee – “Imagine”
          2. O que é
          3. Como agir
          4. Como funciona a língua Libras (Sônia)
  3.   Gestão Participativa (início)

Pauta HTPC - 12/04/11


  1. Teste de Raciocínio – Projeto de Inteligências Múltiplas
  2. Inteligências Múltiplas
  3. Deficiência Intelectual: normas de encaminhamento
  4. Estudo de caso – socialização

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Deficiência Intelectual

São considerados Deficientes Intelectuais ou Mentais crianças que apresentem funcionamento inferior a média em duas ou mais áreas das competências adaptativas abaixo:
žComunicação:
Competências que incluem a capacidade de compreender e transmitir informação através de comportamentos simbólicos (por ex.: palavra falada, palavra escrita, símbolos gráficos, língua gestual) ou comportamentos não simbólicos (por ex.: expressão facial, movimentos do corpo, gestos). Exemplos concretos incluem a capacidade de compreender ou de receber um conselho, uma emoção, uma felicitação, um comentário, um protesto, uma recusa, etc. Competências comunicativas de nível mais elevado (por ex.: escrever uma carta) dependem de competências acadêmicas funcionais.
 
žCuidado Pessoal:
Competências presentes na higiene, alimentação, vestuário e aparência física.
 
žVida familiar:
Competências relacionadas com o funcionamento de uma casa, tais como cuidar da roupa, preparação de refeições, limpeza da casa, planificação e elaboração de listas de compras, segurança no lar, planificação do dia; competências associadas incluem a orientação e o comportamento em casa e na vizinhança, comunicação de preferências e necessidades, interação social e aplicação de competências acadêmicas funcionais em casa.
 
žCompetências sociais:
Relacionadas com intercâmbios sociais com outros indivíduos, incluindo iniciar, manter e terminar uma interação com outros; receber e responder a pistas comportamentais pertinentes; reconhecer sentimentos, proporcionar feedback positivo e negativo; regular o seu próprio comportamento, ter consciência da existência de pares e aceitá-los; ajudar os outros; calibrar a quantidade e o tipo de interações com os outros; fazer e manter amizades; partilhar; compreender o significado da honestidade e do belo; controlar os impulsos; adequar o comportamento às normas e leis; mostrar um comportamento sócio- sexual adequado.
 
žUtilizações de serviços da comunidade:
Competências relacionadas com uma adequada utilização dos recursos da comunidade, incluindo o transporte; compras em lojas, e supermercados; utilização de outros serviços da comunidade (bombas de gasolina, lojas de reparações, consultórios médicos ou centros de saúde); participação nas atividades religiosas (se for essa a opção dos pais); utilização do transporte público, de escolas, de bibliotecas, de parques e áreas de recreação; frequentar teatros e outros lugares e acontecimentos culturais. Outras competências relacionadas incluem o comportamento na comunidade, comunicação de preferências e necessidades, interação social e aplicação de competências acadêmicas funcionais
 
žAutonomia:
competências relacionadas com a realização de escolhas, mas também com a determinação para cumprir um horário, iniciar atividades de acordo com o lugar onde se encontra; completar as tarefas necessárias ou requeridas; pedir ajuda, quando necessário; resolver problemas em situações habituais, familiares, e em situações pouco claras, demonstrar assertividade adequada e capacidade de autodefesa.
 
žHabilidades Acadêmicas:
competências cognitivas e competências relacionadas com as aprendizagens escolares com aplicação direta na vida do dia-a-dia (escrever, ler, utilizar de um modo prático os conceitos matemáticos básicos, conceitos básicos das ciências e de tudo o que se relaciona com o ambiente físico, a saúde e a sexualidade; geografia e estudos sociais). É importante salientar que esta área não se centra nos resultados acadêmicos correspondentes a um determinado nível de ensino, mas na aquisição de capacidades acadêmicas funcionais necessárias para a promoção de uma vida com autonomia.
 
žTrabalho:
Competências relacionadas com o emprego a tempo inteiro ou parcial na comunidade, em termos de competências laborais específicas, comportamento social apropriado e competências relacionadas com o trabalho (conhecimento de horários, utilização do dinheiro, concluir as tarefas...)
 
žSaúde e Segurança:
Competências relacionadas com a manutenção da saúde: alimentar-se, identificar sintomas de doença, prevenção de acidentes; primeiros socorros; sexualidade; segurança básica geral(usar o cinto de segurança, atravessar as ruas, pedir ajuda...). Outras competências associadas incluem proteger-se de comportamentos criminosos, ter um comportamento adequado na comunidade, comunicar preferências e necessidades e aplicar competências acadêmicas funcionais.
 
žLazer:
Refere-se ao desenvolvimento de interesses variados de tempo livre que reflitam as preferências e escolhas pessoais e, se a atividade se realizar em público, as normas próprias para a sua idade e de acordo com a comunidade. As competências incluem escolhas e interesses de iniciativa própria, utilização e benefício das possibilidades de tempo livre em casa, na comunidade e de participação em atividades recreativas; brincar com os outros, respeitar a sua vez, iniciar e terminar atividades de tempo livre ou recreativas, aumentar o repertório de interesses, conhecimentos e competências 

Pauta HTPC - 07/04/2011


  1.  Teste de Raciocínio – Projeto de Inteligências Múltiplas
  2.  Deficiência Intelectual: normas de encaminhamento
  3. Estudo de caso – socialização
  4. Deficiência Auditiva

Pauta HTPC - 05/04/2011


1.    Sensibilização: “Seja um idiota”
2.    15 Mitos da Educação (cont.)
3.    Projeto de Inteligências Múltiplas
 
Copyright 2009 ATPC Benedita Arruda. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemesfree