segunda-feira, 29 de março de 2010

Pilares da Inclusão

PILARES DA INCLUSÃO NO ÂMBITO DA POLÍTICA ESCOLAR
• Educação é um direito que deve ser garantido a todos, independentemente de condição econômica, física e social, de raça, de linguagem, de etnia, etc.
• Incluir significa combater qualquer prática de exclusão na escola e aumentar as oportunidades de participação no processo educativo.
• A educação inclusiva não diz respeito somente às pessoas com deficiências, mas a todos os estudantes que enfrentam barreiras para ter acesso ao currículo e à educação formal ou informal.
• A designação necessidades educativas especiais se aplica a TODOS – crianças, jovens ou adultos – que enfrentam barreiras para aprender a tomar parte do processo educacional ou dos vários grupos existentes na comunidade escolar.
• O poder de decisão na sala de aula deve ser compartilhado entre estudantes e docentes. Estes devem aprender a ouvir o que os alunos têm a dizer e ensiná-los de acordo com seus processos individuais de aprendizagem.
• A família do estudante deve ser considerada uma aliada da escola, com acesso, portanto, a meios que lhe permitam participar das várias instâncias escolares.
• A comunidade na qual a escola está inserta deve ser uma parceira, com papel relevante nas tomadas de decisão.

PILARES DA INCLUSÃO NO ÂMBITO DA CULTURA DA ESCOLA


• Todos são reconhecidos como iguais e, portando, têm os mesmos direitos na escola, independentemente de condição econômica, física e social, de raça, de linguagem, de etnia etc.
• A diversidade humana e as diferenças individuais devem ser consideradas recursos valiosos para promover a aprendizagem significativa de todos os estudantes.
• Todos são igualmente acolhidos e valorizados na escola inclusiva; portanto, qualquer forma de discriminação deve ser combatida.

PILARES DA INCLUSÃO NO ÂMBITO DA PRÁTICA DE ENSINO

• Todos os estudantes têm direito de acesso a oportunidades igualitárias de aprendizagem, independentemente de condição econômica, física e social, de raça, de linguagem, de etnia, etc.
• A sala de aula deve ser um espaço de promoção de participação de todos os presentes – de parcerias entre professor e aluno e entre os estudantes, como uma forma de combate à exclusão e à discriminação.
• A aprendizagem na sala de aula deve envolver a interação e a colaboração entre estudantes na realização de tarefas em grupo.
• Ser incluído significa frequentar as aulas, participar das atividades e aprender conteúdos curriculares relevantes.
• As aquisições e realizações ocorridas na sala de aula devem sempre ser celebradas e compartilhadas com todos.
• Estudantes e docentes devem ser parceiros ativos no processo de aprendizagem dinâmica.


(in Ferreira, W e Martins, Regina – De docente para docente – SP, Ed. Summus, 2007 - p. 26-27)

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