quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Curso de Tecnologia Educacional

Professores da D.E. de Jundiaí,

Estão abertas as inscrições para os cursos IntelEducar e Proinfo. O primeiro fornece noções básicas de informática e o segundo é mais sobre a utilização das tecnologias na sala de aula (exige um conhecimento maior em informática).
Para isso, acesse:
IntelEducar
Proinfo
Período de pré-inscrição: de 01 a 15/03.
Os cursos oferecem certficado para Evolução Funcional.
Qualquer dúvida ligar: 4523-6754

Planejamento 2013 - pauta 2º dia


1.       Sensibilização: “Como utilizar um livro
2.       Retomar principais diretrizes do Currículo do Estado de São Paulo
3.       Divisão por áreas: definir prioridades, projetos e excursões
4.       Divisão por disciplinas: elaborar plano de ensino.


Modelos:
Plano de Área
Planos de Ensino

Como utilizar um livro


Projeto Político Pedagógico atualizado


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
EE PROFª BENEDITA ARRUDA 2013


O projeto político pedagógico da EE Professora Benedita Arruda é fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e na Deliberação nº01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

MISSÃO:
A missão desta Unidade de Ensino é preparar o aluno para o mercado de trabalho e a continuidade dos estudos, dando condições básicas para que ele desenvolva habilidades e competências necessárias para a vida em sociedade, exercendo a cidadania, não apenas como integrante dela, mas atuando como agente de transformação da sociedade.

METODOLOGIA:
A escola segue o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e adota a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Ensino Fundamental e Médio. Nossa metodologia se fundamenta num modelo dinâmico de aprendizagem, no qual o aluno é levado em conta, com todos os saberes e interconexões mentais. A verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno (re) constrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir diante da realidade.

CLIENTELA:
A clientela desta unidade escolar é muito heterogênea e vêm de diversas localidades, destacando-se Vila Cristo – 9% e Vila Esperança – 15%. 38% dos alunos vêm de outro município, Várzea Paulista. Apenas 29% reside no bairro onde está localizada a escola.
A maior parte dos alunos mora com os pais (65%). Uma grande parcela (21%) mora apenas com a mãe e existe uma pequena parcela (4%) que não reside com nenhum parente próximo.
O maior lazer é o passeio no Shopping (32%) e apenas uma pequena parcela (4%) cita alguma atividade cultural como lazer, demonstrando uma total falta de acesso à cultura.
Nos últimos anos houve um aumento significativo no número de alunos com necessidades educacionais especiais.

RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS:
A escola possui uma quadra poliesportiva coberta, uma quadra de vôlei descoberta e o pátio da escola, 15 salas de aula, uma sala SAPE, uma sala para ATPC, sala de estudos do professor, uma biblioteca\leitura, uma sala do Acessa Escola.
A escola possui aparelhos de 3 DVD, 6 televisores, 5 aparelhos de som portátil, 2 data show, 1 notebook , 1 computador com acesso a internet, livros de apoio didáticos e pedagógicos, CDs de músicas, DVDs de filmes educativos e cinema, mapas geográficos, históricos e científicos., caixa amplificadora, microfone sem fio, mesa de som, 2 kits de laboratórios bioquímicos, um microscópio de luz, 1 retroprojetor.
A escola conta com um grupo gestor formado por 1 diretor, 1 vice diretor, 2 coordenadores pedagógicas, 1 gerente de organização. Grupo de apoio composto por 5 agentes de organização escolar, 5 agente de limpeza. Corpo docente formado por 48 professores e um professor readaptado, 2 professores interlocutores, 2 professoras da sala de recursos SAPE.
A equipe gestora vem com uma proposta democrática onde toda comunidade escolar e envolvida no processo educativo.
Os professores apresentam um perfil heterogêneo e cooperativo.

Planejamento 2013 - ppt utilizado


Planejamento 2013 - 1º dia - Pauta

1.       Sensibilização: “Eu sei, mas não devia” – Reflexão: como eu gostaria de ser lembrado?
2.       Alunos com D.A.
3.       Projeto Político Pedagógico – leitura e alterações sugeridas
4.       Índices da Escola
5.       Retomar propostas elencadas na avaliação do final de 2012
6.       Relembrar combinados
7.       Identificar os maiores problemas da escola (oficina)
8.       Plano de ação para os três maiores problemas definido pelos professores.


Vídeo: Eu sei mas não devia



Eu sei, mas não devia
Marina Colasanti

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto. 
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pauta ATPC - EM - semana de 18 a 22/02


- Combinados:   - registro de reuniões feito por um dos professores
- anotações no caderno (diário de bordo)
- projeto Libras
- Definição das próximas pautas: problema raiz detectado – “não sabemos dar aula para a geração atual”
- Vídeo: "Jovens Conectados" - reportagem exibida no Profissão Repórter de 23/10/12


“A mente que se abre para uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”. (Albert Einstein)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Concurso Cultural – “Recriando Vinicius e Drummond: aprendiz em construção”

Estão abertas as inscrições para o   Concurso Cultural – “Recriando Vinicius e Drummond: aprendiz em construção” a ser promovido  pelo Ministério da Cultura, o Itaú BBA e a Editora Companhia das Letras em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
O objetivo do concurso é premiar as escolas e os professores que fizerem dos conhecimentos sobre esses dois grandes autores da literatura brasileira uma aprendizagem significativa para seus alunos.
O concurso premiará manifestações artísticas nas categorias canção, poesia e ilustração, que sejam inspiradas na obra de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade e estabeleçam um diálogo com elas.
Os alunos devem estar cursando o ensino fundamental (8° e 9° anos), ensino médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) de escolas públicas; será permitida a inscrição de alunos que se formaram em 2012.
As inscrições para o concurso são gratuitas e só poderão ser feitas via Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no período de 1° a 11 de março de 2013, valendo o carimbo da postagem como comprovante da data de inscrição.
Solicito ampla divulgação aos Professores de Língua Portuguesa, História e Arte,  uma vez que a postagem dos trabalhos acontecerá concomitante ao período da inscrição, ou seja, a inscrição só será concretizada com a entrega do texto.        

Para maiores informações ler o regulamento e ficha de inscrição anexos ou acessar o site: www.companhiadasletras.com.br/sala_professor

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Convite

O nosso professor de Arte Alex convida a todos para sua exposição:

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Reunião Pedagógica - dia 13/02/13

Alunos de Inclusão:
Principais limitações, atendimento SAPE, adaptação curricular, projeto Libras
Vídeo: Uma viagem dentro da Dislexia (documentário produzido pela HBO)


 
Copyright 2009 ATPC Benedita Arruda. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemesfree